CREATINA

Creatine
O Que é a Creatina?

A creatina é um derivado dos aminoácidos fabricados no fígado, pâncreas e rins. Daí, segue para os tecidos musculares transportado pela corrente sanguínea. É aí acumulado como creatina e fosfocreatina (ou creatina fosfato), correspondendo a mais de 90% das reservas de creatina do corpo. Um adulto tem cerca de 120g de creatina acumulada nos tecidos musculares.

Além de ser fabricada no nosso organismo, a creatina pode ser ingerida de fontes externas, como é o caso dos animais. A carne vermelha tem elevadas quantidades de creatina.

Normalmente, um adulto precisa cerca de 2g de creatina, sendo metade fabricada pelo corpo e a outra metade ingerida pela dieta.

Por exemplo, um suplemento de 5g de creatina podia vir apenas de carne vermelha, mas precisaria de consumir mais de um quilo de carne crua…

Como Funciona a Creatina

Dentro dos tecidos musculares a creatina é utilizada para criar energia, sendo uma reserva para uma alta intensidade energética, como a necessitada nas contracções musculares que ocorrem no ginásio.

A contracção muscular acontece através da energia ATP (ou Trifosfato de Adenosina), quando é quebrada pelo organismo. Quando essa energia termina, ao fim dos primeiros segundos do exercício de musculação, o corpo procura outras fontes de energia e a forma mais rápida de o conseguir é recorrendo à fosfocreatina.

Este método de criação de ATP é feito ao dobro da velocidade da criação pela glicólise, que utiliza os hidratos de carbono e açúcares ingeridos.

Os níveis de fosfocreatina nos tecidos musculares são rapidamente removidos, é por isso que é tão importante em treinos de alta intensidade mas de curta duração, como os treinos de musculação. Para exercícios de resistência, a energia deve vir da glicólise.

Benefícios da Creatina Como Suplemento

Se tomar suplementos de creatina os músculos ficarão saturados e será possível treinar com mais intensidade no ginásio. Os estudos demonstraram que o suplemento de creatina pode aumentar os níveis de concentração da fosfocreatina, criando esta energia repentina.

A creatina é também um bom auxílio para a recuperação muscular e para a sensação do ‘músculo a arder’, em cada repetição de cada série. Quando não consegue fazer uma nova repetição no exercício, é porque falhou o ATP e aumentou o ácido láctico.

A creatina também hidrata as células musculares o que faz com que os músculos fiquem com uma aparência mais volumosa.

A creatina tem sido dos suplementos musculares mais estudados ao longo dos últimos anos e os estudos têm demonstrado bons resultados para quem deseja ganhar massa muscular. Há poucas pessoas que o negam.

Como já referi, a creatina não é a mais indicada para desportos de resistência, como a maratona. No entanto, pode ser importante para uma prova de velocidade, onde a potência muscular é fundamental.

Treinos Mais Intensos

Sabemos que um dos factores essenciais para o crescimento muscular é o exercício físico e quando esse exercício é feito com mais intensidade, as necessidades de recuperação dos músculos são superiores.

A creatina é daqueles suplementos alimentares que não enganam e que podem realmente fazer a diferença quando o praticante já está num nível de treino intenso e quer avançar para o nível seguinte.

0 comentários:

Postar um comentário

advertisement-125x125 advertisement-125x125
advertisement-125x125 advertisement-125x125
Entre em contato aqui