Tendência nas melhores academias, a união entre atividade física e uma bola tem se mostrado a receita ideal para quem deseja entrar em forma, mas exige algo criativo. Mas não se trata de qualquer bola: a overball, que tem entre 23 e 30 centímetros de diâmetro, com textura macia e gostosa. Nem dá para imaginar como um acessório tão pequeno, versátil e barato pode funcionar bem enquanto parte da malhação. Mas acredite, ela pode transformar a sua rotina de exercícios!
A novidade surgia na Itália, com objetivo terapêutico e depois passou a ser usada para condicionamento em academias e aulas de pilates, tornando os exercícios diferentes dos convencionais. Há algum tempo, é usada em modalidades como pilates, treinamento funcional, ioga e alongamento. Agora, virou destaque também na hora de esculpir os músculos. A versatilidade da overball impressiona. Ela pode ser usada em várias situações, tanto murcha quanto cheia, e chega a suportar até 250 quilos.
No trabalho postural é que ela se destaca mais, pois exige equilíbrio e estabilidade do praticante. O grande diferencial do acessório é que a dificuldade em se manter com o corpo equilibrado ajuda a definir os músculos sem monotonia, o que torna o exercício mais intenso. Para se estabilizar, o praticante precisa contrair mais os músculos que está trabalhando.
Para manter o equilíbrio, camadas musculares mais profundas são ativadas, o que trabalha bastante as articulações. Primeiro é preciso ficar estável para depois fazer força. Isso faz da técnica da overball um modo muito sofisticado de obter os benefícios da atividade física por completo.
Entre as vantagens, especialistas destacam que, além de ajudar a manter a boa forma, esses exercícios favorecem a mente e a postura correta.
A definição muscular aparece rápido porque, numa superfície móvel, os músculos precisam trabalhar mais. Estruturas responsáveis pelo equilíbrio e estabilização do tronco, da coluna e dos quadris são muito exigidas com o uso da overball.
A “bolinha mágica” também favorece a respiração porque exige um trabalho pesado e, ao mesmo tempo, cadenciado do diafragma. Quando vários músculos são exigidos em conjunto, a respiração acaba ficando mais acertada. O resultado disso, na prática, é uma melhora significativa no equilíbrio emocional, no autocontrole e na queima de calorias.
Além disso, a overball facilidade a realização de alguns movimentos. O apoio das costas na bola durante os abdominais, por exemplo, reduz a pressão entre a lombar e o chão. Assim, as dores que podem surgir com este exercício são evitadas.
Cada movimento com a overball ajuda a melhorar o equilíbrio, a consciência corporal e a coordenação, além de proporcionar a boa forma de modo mais rápido. Não dá pra fugir desse acessório, que é a bola da vez. Experimente!







Academia X Training
0 comentários:
Postar um comentário