CAFÉ DA MANHÃ: POR QUE ELE É FUNDAMENTAL?

Olá pessoal! Hoje falarei sobre a importância do café da manhã na prática esportiva e também na saúde. Muitas pessoas por não darem valor a esta refeição, não a realizam e como conseqüência, não conseguem emagrecer ou passam por mal estar de manhã. Isso acontece porque estas pessoas deixam de realizar a refeição mais importante do dia. Segue abaixo um exemplo para ilustrar o que acontece quando não nos alimentamos nesse horário:

Você saiu de carro para visitar aqueles parentes de uma cidade do interior. Aquela tia “legal” avisou que a cidade é muito nova, logo não havia posto de combustível. Sendo assim, aconselhou a levar um galão como prevenção. “Prevenção, pra que? Tia boba. Vou indo, no caminho me viro”.  Chegando ao destino, você percebeu que foi utilizada a quantidade prevista de combustível e uma parte da reserva. “E agora? Como ir embora só com uma parte da reserva?   Se tivesse seguido os conselhos daquela tia nada disso tinha acontecido”… E é quase isso que acontece quando não consumimos o café da manhã.

Nosso corpo passa por um longo período em jejum enquanto dormimos. O organismo trabalha 24 horas por dia, inclusive durante o sono. As reservas são utilizadas durante esse tempo e quando acordamos a necessidade é maior. E aí que entra o café da manhã, pois ele repõe os nutrientes que foram utilizados, mantém o metabolismo ativo e também fornece os nutrientes que iremos utilizar na parte da manhã para nossas atividades até a próxima refeição.

Isso é o que acontece enquanto você dorme e durante o dia!

O volume calórico que pode ser consumido no café da manhã seria de 15% a 25% das calorias totais necessárias para o dia. De acordo com a quantidade estabelecida pelo Ministério da Saúde (2000 calorias), a porcentagem corresponderia aproximadamente  300 a 500 calorias, o que é um valor muito significativo!

Sem o café da manhã, a pessoa sente necessidade em comer excessivamente na próxima refeição. O problema se torna maior se a pessoa além de não se alimentar optar por ingerir alimentos com poucos nutrientes e com calorias vazias (açúcar e gordura). O resultado disso é que não haverá controle de peso e boa disposição para treinar. Somado a isso, a pessoa pode ter hipoglicemia, catabolismo muscular, e outras coisas prejudiciais a saúde.

Para evitar esses inconvenientes e obter um bom rendimento durante o exercício físico, basta introduzir o café da manhã e antes do treino fazer um lanche leve. Dessa forma, você preservará seus músculos, manterá os níveis de açúcar constantes e terá um maior controle no seu peso. Ótimo não? Pois é, então comece o quanto antes a se alimentar bem no café da manhã. E nada de ir à academia com o  “tanque” na reserva ou vazio, combinado? Bom apetite!!!

Dicas para o lanche: barras protéicas; pão branco com whey protein; iogurte com cereal; queijo polenguinho com fruta; fruta com iogurte.

0 comentários:

Postar um comentário

advertisement-125x125 advertisement-125x125
advertisement-125x125 advertisement-125x125
Entre em contato aqui