RADICAIS LIVRES X ANTIOXIDANTES

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é fundamental para quem busca uma vida saudável, no entanto, muitas vezes é levada ao extremo, podendo acarretar danos ao organismo. Quando o limite do nosso corpo é ultrapassado, ocorre a produção de radicais livres, que quando em excesso precisam ser “neutralizados” para que não causem danos às células e tecidos.

Estudos indicam que a sua produção é natural em indivíduos sadios, mas quando sua formação supera os mecanismos antioxidantes ocorre um desequilíbrio, chamado de estresse oxidativo. Esse desequilíbrio pode causar doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, envelhecimento precoce e até o câncer.

Para ficar mais claro, antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres.

É verdade que nosso organismo possui um excelente sistema de defesa, mas alguns nutrientes atuam na linha de frente, auxiliando o sistema imunológico. Cientistas da Grécia demonstram que vitaminas como A, C, E e alguns minerais como zinco e selênio atuam como protetores naturais.

Estão presentes nos seguintes alimentos:

Vitamina A: Laranja, tomate, cenoura, abóboras;

Vitamina C: Laranja, acerola, goiaba, mamão;

Vitamina E: Nozes, azeite de oliva;

Zinco: Carne, cereais,iogurte;

Selênio: Castanha do Pará, grãos integrais.


É muito importante que praticantes de atividade física, adotem um cardápio individualizado (de acordo com sua necessidade) elaborado por um nutricionista com alimentos ricos nesses nutrientes.

Uma ótima dica para complementar sua dieta, são os suplementos.

0 comentários:

Postar um comentário

advertisement-125x125 advertisement-125x125
advertisement-125x125 advertisement-125x125
Entre em contato aqui